A epilepsia é uma doença cerebral crónica que se caracteriza por uma perturbação no funcionamento do cérebro
A epilepsia é uma doença cerebral crónica que se caracteriza por uma perturbação no funcionamento do cérebro devido a uma descarga anormal de alguns neurónios, provocando convulsões. O tratamento baseia-se no controlo das convulsões através de fármacos. Quando a doença não responde à medicação (epilepsia refratária) recorre-se à dieta cetogénica.
A dieta cetogénica é uma dieta rica em gordura, com baixo teor de hidratos de carbono e quantidades adequadas de proteínas. O seu objectivo é gerar corpos cetónicos, a partir da degradação das gorduras, que vão ser utilizados como fonte de energia.
Estudos demonstram que metade das crianças cuja terapia farmacológica falha, registam uma diminuição de mais de 50% das convulsões com a dieta cetogénica. Cerca de 1/3 terá uma melhoria em cerca de 90% das convulsões e 10% ficará totalmente livre de convulsões e terapia farmacológica.
1. Lefevre F, Aronson N. The Ketogenic diet for the treatment of refractory epilepsy in children: a systematic review of efficacy. Pediatrics. 2000.
2. Henderson C, Filloux F, Alder S, Lyon J, Caplin D. Efficacy of the Ketogenic Diet as a Treatment Option for Epilepsy: Meta-analysis. J Child Neurol. 2006; 21:193.